sábado, 19 de janeiro de 2008

O POVO DA CHINA


A China é o país mais populoso do mundo, com 1,300 milhões de habitantes.
É um país multinacional, que conta com 56 etnias que compreendem a nacionalidade HAN, MANCHU, MONGOL, HUI, TIBETANA, VIGUR, ZHUANG e outras cinquenta nacionalidades mais disseminadas por todo o território chinês.
À nacionalidade Han pertencem 94% da população, que se concentra principalmente no Leste. Das cinquenta e cinco minorias nacionais constam: Mongol, Hui, Tibetana, Vigur, Miao, Yi, Zhuang, Buyi, Coreana, Manchu, Dong, Yao, Bai, Tujia, Hani, Kazako, Dai, Li, Lisu, Va, She, Gaoshan, Lahu, Sui, Dongxiang, Naxi, Jingpo, Kirguiz, Tu, Daur, Mulam, Qiang, Blang, Salar, Maonan, Gelao, Xibe, Achang, Primi, Tajik, Hu, Uzbeka, Russa, Ewenki, Deang, Bonan, Yugur, Gin, Tártara, Derung, Oroqen, Hezhn, Momba.
A China alberga quase 20% da população mundial, ao contrário em território apenas ocupa 7% da superfície agrícola do planeta.
A província mais populosa é Sichuan, com mais de 100 milhões de habitantes numa superfície equiparada à nossa vizinha Espanha.
A densidade populacional da China é de cerca de 350 habitantes por metro quadrado no Leste e no Oeste somente 40.
O rápido crescimento populacional desde o século XIX pode ter como causas as seguintes: a melhoria das colheitas, o aumento do comércio exterior, a melhoria dos transportes e o avanço da medicina.
Durante a guerra sino-japonesa, entre os anos 1937-45, verificaram-se migrações desde a costa para as zonas do interior. Mas estas migrações foram esporádicas, pois o povo chinês é um povo marcadamente conservador dos seus costumes e está limitado pelo amor à família até aos túmulos dos seus antepassados.
Devido ao enorme crescimento populacional o governo em 1980 tomou medidas drásticas para controlar o crescimento da população. Cada família somente pode ter um filho; os anticonceptivos são gratuitos e o aborto inclusivamente chega a ser obrigatório para um segundo filho. É um país onde a tradição do filho varão é muito forte e fez com que aumentassem os infanticídios, sobre o sexo feminino (o que sucede algumas vezes nas zonas rurais), e inclusive que as mulheres se divorciem ou cheguem ao extremo de se suicidarem por dar à luz uma menina.
A maioria da população é rural devido ao predomínio da agricultura como principal recurso. Sem dúvida o impulso que tem tido a indústria provocou o rápido crescimento de numerosas cidades. O turismo é uma nova actividade que em muito tem ajudado a China na abertura ao exterior.
Devido à variedade de etnias e minorias nacionais os costumes e as gentes formam um multi-variado mosaico. As 56 etnias podem conhecer-se através de actividades promovidas pelos responsáveis do turismo nacional chinês, que desenvolvem actividades que aumentam o turismo e os intercâmbios de experiências entre agências turísticas da China e de outros países.
O povo chinês é laborioso e inteligente, gente muito hospitaleira e cortês que brinda toda a sua cultura aos visitantes que venham até ao seu país, mas esta cortesia nada tem a ver com a Ocidental, já que é sempre muito ritual. Os chineses têem costumes muito próprios: ao saudar não é bem visto dar beijos ou abraços, já que não expressam em público os seus sentimentos.
No que respeita o folclore, no Norte da China o canto e as danças são uma arte tradicional da etnia coreana, ao ponto de a praticarem jovens, crianças e anciãos. Nas pradarias de Erdos, na Região Autónoma da Mongólia Interior, os pastores mongóis, gente franca e hospitaleira, oferecem aos turistas, entoando uma canção folclórica, uma cinta de seda branca e uma taça de licor.
No centro da China o turista tem a possibilidade de viver como os camponeses locais das aldeias de Shijiazhuang: dormir em camas de ladrilhos, comer as suas comidas, trabalhar, etc. Existem também em Beijing residências tradicionais nos chamados Hutong (bairros de forma quadrangular cercados com muros), onde se pode falar livremente com os habitantes e aprender os seus costumes.
E não nos podemos surpreender, ao encontrar pela manhã, os habitantes das distintas cidades da China, reunidos ao ar livre, realizando exercícios físicos do TAI QI

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008


APELIDO CHINÊS "WANG"!

Esta é uma curiosidade que não posso deixar de aqui reportar e que li hoje no Jornal de Notícias.
Na China há 93 milhões de cidadãos com o apelido WANG... muito mais do que Smith ou Johnson nos Estados Unidos da América ou até mesmo do que Silvas em Portugal !...
93 milhões? São muitos Wang!!! Bem eu conheço uma boa meia-dúzia!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

OS DESENRAIZADOS...


Ei-los que partem
novos e velhos
buscando a sorte
noutras paragens
noutras aragens
entre outros povos
ei-los que partem
velhos e novos
Ei-los que partem
de olhos molhados
coração triste
e a saca às costas
esperança em riste
sonhos dourados
ei-los que partem
de olhos molhados
Virão um dia
ricos ou não
contando histórias
de lá longe
onde o suor
se fez pão
virão um dia
ou não

(Canção da autoria de Manuel Freire)

Servindo-nos de intróito esta canção de luta das décadas de 60 e 70, da autoria e interpretação de Manuel Freire, queremos afirmar da sua actualidade nos dias de hoje para tantos, tantos povos…
Na China milhões de migrantes rumaram às zonas costeiras, mais ricas, em busca do “Eldorado”. Muitos desses foram simplesmente enganados por angariadores negreiros ou empresários sem escrúpulos que, depois de se servirem da sua mão de obra, os abandonaram ao destino…
Este fluxo migratório das zonas rurais transformou-se num flagelo dentro daquele gigante asiático… São milhões de desenraizados que labutam de sol a sol em regiões que nada têm a ver com a sua terra natal. Vivem entre o dormitório da fábrica ou da obra e o local de trabalho, apenas parando para dormir e comer… Algumas fábricas criaram algumas infra-estruturas desportivas onde em alguns intervalos, e especialmente ao fim de semana, arranjam algum tempo para um jogo de futebol ou de outra modalidade. Mas note-se que as folgas são poucas e em muitos casos nem existem.
Férias?…Uma vez por ano e somente duas semanas…Estas são as férias oficiais a que tem direito os trabalhadores na China. É evidente que as classes mais favorecidas gozam mais uma semana a seguir ao 1º de Maio (Dia do Trabalhador) e outra aquando do 1º de Outubro – Implantação da China Comunista.
Como é ansiosamente esperado o Ano Novo Chinês! Este acontece com a segunda lua nova do ano… com ele fecham as fábricas e os trabalhadores rumam às suas terras de origem a visitar as famílias e ver mais um filho que entretanto nasceu, desde a visita do ano anterior… Em muitos casos são distâncias percorridas nos mais diversos meios de transporte: comboio, camioneta, barco, táxi-moto e a pé…montanha acima! São horas e horas…por vezes 60 e muitas até chegar a velha aldeia onde um abraço afectuoso os espera…e que saudades eles têm desse abraço! Foram tantas as noites de solidão…
Assim, a 7 de Fevereiro de 2008 festeja-se o Festival da Primavera com a entrada do novo ano chinês que, segundo o seu calendário, seria o ano 4706. O ano que vai entrar será o ANO DO RATO.
Com o aproximar desta data agudizam-se os problemas em matéria de criminalidade, os roubos são mais que muitos e os carteiristas actuam com maior actividade… Tentamos saber a razão e ela veio pronta: Todos querem ir visitar as famílias e festejar o Ano Novo mas…nem todos conseguiram ganhar dinheiro, nem todos tem os “ren-min-bi” necessários para encetar a longínqua visita. E muitos já não fazem essa viagem, simplesmente porque conseguiram trazer as famílias, mas vivem em situação sub-humana nos subúrbios das grandes cidades, invadindo estas durante o dia para a mendicidade mas também para a recolha de lixos…( muito antes de iniciarmos na Europa a recolha selectiva do lixo, já os chineses tinham entendido isso e facilmente víamos o homem que recolhia as garrafas de vidro, o das garrafas e sacos plásticos, o dos papeis e cartões e depois passava a recoveira que levava o resto!
Mas nem tudo é mau… ou melhor a situação está a mudar… A lei de despedimento é uma realidade e as empresas não vão poder despedir sem justa causa… Também a segurança no trabalho e a assistência são duas vitórias da imensa massa laboral chinesa… As multinacionais já começam a sentir dificuldades na abertura de novas empresas pois tantas são a exigências, o que no passado nem era sonhado. E aquelas que já lá estão, bem como todas as privadas e públicas, começam já a pensar e a executar as primeiras reformas.
Afiguram-se-nos melhores dias para os milhões anónimos de trabalhadores chineses, que longe da terra, da família, têm enriquecido grande número de empresas e empresáriose e com eles o País…
Oxalá!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Figuras Cera...para a posteridade...




Como é do conhecimento geral o mais famoso museu de figuras de cera é o Museu Madame Tussauds em Londres, onde estão retratadas figuras de celebridades das mais diversas áreas: política, arte, desporto. etc.


Existem igualmente estabelecimentos em Paris, Nova York, Hong Kong, Las Vegas, Amsterdam e em 2007 abriu o mais recente em Hollywood.


Em Pequim no Museu da História, na praça Tiannamen, no lado oposto ao do Great Hall of People (Parlamento) podemos também ver inúmeras figuras de cera com destaque para a figura de Deng Xiao Ping que nos espera logo ao cimo das escadas de acesso...


Numa recente visita ao Parque Bao Mo em Shunde (província de Guangdong ou Cantão) tivemos a oportunidade de ver algumas cenas dos tempos imperias (Dinastia Ming), de que apresentamos algumas fotos...




No entanto o que me trouxe a escrever este pequeno artigo é o da moda que está a pegar no Sul da China! As famílias ricas, que são muitas, estão a retratar os seus antepassados em cera e a colocá-los nas suas salas, nos locais outrora habitados por aqueles... É moda e está a pegar, foi-nos dito por um amigo de Zhongshan. Por isso, no futuro ao visitar vivenda de um chinês abastado não se admirem se encontrarem num dos seus salões a estranha presença de diversas personagens... Ou numa qualquer empresa ou fábrica o gabinete de um seu presidente já falecido ocupado pela sua figura em cera!


Enfim...chinesices!!!

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

O ZODÍACO CHINÊS (a)


A ciência astronómica começou por se desenvolver através da observação da Lua.
Reconheceram-se as fases do seu crescimento e da sua diminuição, quatro vezes sete dias, e constatou-se uma relação deste ritmo com as marés e a fecundidade feminina.
Além disso, foi possível calcular o movimento da Terra em relação ao sol.
- A partir daí elaborou-se o ano solar, o qual, no calendário chinês, se divide em 24 partes. Estas são dispostas circularmente sobre o “lo-p’an” e correspondem aos doze signos do Zodíaco, que, na variante chinesa, têm os seguintes nomes: rato, boi, tigre, gato, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco.
- Estes signos, que caracterizam igualmente as doze horas duplas do dia chinês, são por sua vez conjugados com os oito trigramas, e isto mostra que, para um conselheiro de Feng Shui (b) , o conhecimento da terra e do céu é indispensável.

Daqui decorre que o Zodíaco, que apresenta uma estreita conexão com os cinco elementos (Terra, Metal, Água, Madeira e Fogo), se reveste de uma grande importância para a determinação da felicidade e da infelicidade. A astrologia é uma ciência mais antiga do que a astronomia, porém, no Ocidente “esclarecido”, que se afastou consideravelmente das suas raízes naturais, ela ou é totalmente condenada ou só aparece na forma de horóscopos baratos.
A influência do Zodíaco sobre a vida terrestre é maior do que em geral pensamos. Basta o facto de existir entre a terra e os astros uma constante troca de energia para mostrar que Shakespeare tinha razão quando dizia:

<<>>

Entretanto para aqueles que desejem saber a que animal no Zodíaco Chinês corresponde o seu ano de nascimento, sim porque o Zodíaco Chinês é ditado pelo ano de nascimento ao contrário do Zodíaco que conhecemos que é pelo mês… aqui vai uma ajuda:

Anos Animal
1924-1936-1948-1960-1972-1984-1996-2008 …….………………. RATO
1925-1937-1949-1961-1973-1985-1997-2009...……………………. BOI
1926-1938-1950-1962-1974-1986-1998-2010 .……………………. TIGRE
1927-1939-1951-1963-1975-1987-1999-2011...……………………. GATO
1928-1940-1952-1964-1976-1988-2000-2012.……………………. DRAGÃO
1929-1941-1953-1965-1977-1989-2001-2013..……………………. SERPENTE
1930-1942-1954-1966-1978-1990-2002-2014.……………………. CAVALO
1931-1943-1955-1967-1979-1991-2003-2015..……………………. CABRA
1932-1944-1956-1968-1980-1992-2004-2016.……………………. MACACO
1933-1945-1957-1969-1981-1993-2005-2017..……………………. GALO
1934-1946-1958-1970-1982-1994-2006-2018.....…………………. CÃO
1935-1947-1959-1971-1983-1995-2007-2019...……………………. PORCO

(a) Do livro de Chao-Hsiu Chen – FENG SHUI da Casa e do Jardim (editora Pergaminho);
(b) “Lo-p’an” – ou Lo-ging. LO significa “tudo o que corre no Universo” e GING quer dizer “aquilo que reúne o céu e a terra”.
(c) FENG SHUI – a ancestral arte chinesa de equilibrar e harmonizar o espaço para aumentar a nossa energia e, consequentemente, o nosso bem-estar