Com negócios na China desde 1998, o autor, mais do que viagens de negócios, junta o útil ao agradável e aproveita, sempre que pode, para conhecer mais e mais daquele longínquo País de cultura milenar, onde os nossos antepassados andaram há quase 500 anos... São relatos, histórias, visitas...um pouco de isto e daquilo de alguém que gosta de viajar, de conhecer, aprecia arte e adora história...mas também os prazeres mundanos...
segunda-feira, 27 de abril de 2020
China Art Gallery - Luo Pan a bussola do Feng Shui
Luo pan... espécie de bússola usada no Feng Shui
O Feng Shui (traduzido à letra Vento e Água) é uma ancestral arte chinesa de equilibrar e harmonizar o espaço para aumentar a nossa energia e, consequentemente, o nosso bem-estar.(in Feng Shui Viver em Harmonia by Miriam Martins)
Luo Pan - A bússola do Feng Shui é um instrumento muito utilizado; está composta por um sistema de agulha móvel com um prato externo contendo informação concretizada manualmente. Tem dois fios que dividem o prato em quatro partes, assinalando com precisão a lenda em conjunto do segmento dianteiro, a superfície e os pontos laterais e representando simbolicamente os animais do Feng Shui.
Breve introdução ao Feng Shui
O Feng shui é um sistema filosófico chinês que tenta harmonizar o homem com o meio que o rodeia. O termo feng shui traduz-se literalmente como “vento-água”.
Feng shui é uma das cinco artes metafísicas chinesas, em que é feita a observação das aparências através de fórmulas e de cálculos. O feng shui encara a arquitetura em termos metafóricas em que forças invisíveis unem o universo, a terra e a humanidade. Em termos históricos, o feng shui foi amplamente utilizado para orientar os edifícios (túmulos, palácios) enquadrando-os com o meio que os rodeavam. Seguindo diretrizes de feng shui, edifícios, empreendimentos ou aldeias eram definidos por referência a estrelas particulares, rios, montanhas ou com a ajuda de uma bússola (Luo Pan) determinando também o campo magnético.
(Fonte: Wikipédia)
A primeira foto é do Luo Pan que tenho no meu escritório, sei que tenho outra destas bússolas dentro de uma caixa metálica que comprei num antiquário mas com as mudanças ainda não apareceu...
A terceira foto é dum Luo Pan primitivo cuja agulha seria uma colher... dizem que desta concepção nasceu a primeira bússola que como sabemos foi uma invenção chinesa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário