Com negócios na China desde 1998, o autor, mais do que viagens de negócios, junta o útil ao agradável e aproveita, sempre que pode, para conhecer mais e mais daquele longínquo País de cultura milenar, onde os nossos antepassados andaram há quase 500 anos... São relatos, histórias, visitas...um pouco de isto e daquilo de alguém que gosta de viajar, de conhecer, aprecia arte e adora história...mas também os prazeres mundanos...
quarta-feira, 27 de maio de 2020
China Art Gallery - Carpa Vermelha - Sinal de Boa Sorte
Na cultura oriental e em especial na Chinesa as carpas vermelhas estão ligadas à boa sorte, prosperidade, sabedoria, resistência...
Os chineses constroem lagos nos jardins das suas vivendas ou fábricas, onde criam carpas... na impossibilidade de um lago optam por um aquário onde elas possam nadar...
Visitar um parque ou jardim na China tem sempre como atração principal os lagos onde milhares de carpas vermelhas, douradas e brancas se mostram aos visitantes e escancaram suas bocas na expectativa que uma dádiva lhe caia do céu!
Na foto um penduricalho com duas carpas vermelhas que me foi oferecido à saída do parque Baomo Garden Panyu (Guangdong).
“Carpa é uma espécie de peixe (Cyprinus carpio) comum na Ásia, África e Europa, mas com origem chinesa. Este animal possui diversos significados míticos na cultura oriental, como um sinal de boa sorte, virilidade, sabedoria e resistência.
Também conhecida como koi ou karpa koi, a carpa é criada em tanques há mais de mil anos. Vive também em águas cálidas, de rios de curso lento e de lagos. Se alimentam de pequenos invertebrados que captura no lodo.
Algumas espécies de carpa são populares exclusivamente como peixes de ornamentação, sendo mantidas em lagos ou aquários.
Em países orientais, como Japão e China, a carpa significa boa sorte, sucesso, vida longa e perseverança, e é um peixe muito valorizado e respeitado.
Existe uma lenda chinesa que diz que a carpa tinha que atingir a fonte do Rio Amarelo, que atravessa todo o continente chinês, na época da desova, tendo que nadar e saltar vales cheios de cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que chegasse até o fim se transformaria em dragão.”
Fonte: internet e Wikipedia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário