Com negócios na China desde 1998, o autor, mais do que viagens de negócios, junta o útil ao agradável e aproveita, sempre que pode, para conhecer mais e mais daquele longínquo País de cultura milenar, onde os nossos antepassados andaram há quase 500 anos... São relatos, histórias, visitas...um pouco de isto e daquilo de alguém que gosta de viajar, de conhecer, aprecia arte e adora história...mas também os prazeres mundanos...
sábado, 16 de maio de 2020
China Art Gallery - Pauzinhos - "Kuáitzi" ou "Hachi"...
Quando em 1991 fui pela primeira vez ao Oriente, para em Tapei (Taiwan)participar numa feira de Máquinas e Equipamentos Industriais, fiz uma visita a Macau via Hong Kong... uma das maiores dificuldades nessa experiência no “Far East” foi obviamente a alimentação, além dos pratos com condimentos exóticos e muitas vezes sem saber o que comiamos, o uso dos pauzinhos foi um quebra cabeças...
Depois... é tudo uma questão de jeito... Eu nunca consegui seguir as indicações de posicionamento dos dedos para com os dois pauzinhos fazer a dita pinça, mas o certo é que arranjei uma técnica e comecei a usá-los com facilidade...
As imagens das primeiras fotos mostram os “kuáitzi” no suporte e duas pequenas malgas em porcelana azul e branca emoldurados... foi uma peça comprada numa loja em Tianzifang na zona antiga de Shanghai.
“O hashi, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres nos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.
Os pauzinhos são usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico. O par de pauzinhos é tradicionalmente manuseado com a mão direita (embora atualmente seja aceitável manuseá-lo com a mão esquerda, entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve para apanhar pedaços de comida ou empurrá-los diretamente da tigela para a boca.
Há uma variante dos hashi japoneses denominada de saibashi (菜箸; o さいばし). Estes são uma versão dos hashi (箸) especificamente adaptada para o uso na cozinha e permitem a manipulação do alimento quente com uma só mão.
Têm um comprimento de 30 centímetros ou mais, e são unidos com um cordão nas extremidades onde se lhes pega.
A maioria dos saibashi são feitos de bambu, mas para fritar recomenda-se a utilização de Saibashi de metal com os punhos em bambu os quais são chamados de kinzokuseinohashi (金属製の箸, "hashi feitos de metal").”
História
“A palavra em mandarim para os pauzinhos é 筷子 (kuàizi), em que o carácter 筷 significa "objetos de bambu para comer rapidamente". Sendo originários da China antiga foram no entanto profusamente utilizados em todo o leste asiático.
Utensílios que se assemelham a pauzinhos foram encontrados no posto arqueológico de Megido em Israel, pertencendo aos citas, invasores de Canaã. Esta descoberta revela a possibilidade de existência de relacionamento comercial entre o Médio Oriente e o Extremo Oriente ou eventualmente o desenvolvimento dos mesmos utensílios em paralelo mas de modo autónomo.
Os pauzinhos também eram artigos comuns na civilização uigur, das estepes da Mongólia durante os séculos VI ao VIII.”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário