Com negócios na China desde 1998, o autor, mais do que viagens de negócios, junta o útil ao agradável e aproveita, sempre que pode, para conhecer mais e mais daquele longínquo País de cultura milenar, onde os nossos antepassados andaram há quase 500 anos... São relatos, histórias, visitas...um pouco de isto e daquilo de alguém que gosta de viajar, de conhecer, aprecia arte e adora história...mas também os prazeres mundanos...
quinta-feira, 7 de maio de 2020
China Art Gallery - Malga de Arroz - Quadro com pedaço de porcelana pintada a azul cobalto
Malga de Arroz - quadro com pedaço de porcelana com pintura azul cobalto...
Não é fácil falar da cena que aparece na porcelana. Se por um lado nos parece ser uma dama a servir chá por outro lado a dita é demasiado grande, pois o chá é servido em pequenas tacinhas e assim inclino-me para que seja o que restou de uma malga de servir “Bái mifàn”, arroz branco! Ficará a dúvida...
A China com uma população superior a 1 bilião e duzentos milhões, um quinto da população mundial, após a implantação da República Popular da China a 1 de Outubro de 1949, teve a grande preocupação da subsistência do seu povo e a garantia de que cada chinês tivesse pelo menos uma malga de arroz diária.
Há uma história acerca dos orientais terem por tradição colocar alimentos nas tumbas dos seus mortos...
Certo dia estava uma viúva chinesa no cemitério a depositar uma malga de alvo arroz no túmulo do seu defunto marido e ao lado uma outra viúva depositava um ramo de flores... Esta dirigiu a palavra à mulher chinesa e perguntou-lhe quando o defunto marido viria comer o arroz! A viúva chinesa imperturbável respondeu: “Senhora, o meu defunto marido virá comer o arroz na mesma altura que o seu vier cheirar as suas flores!”
Quanto ao local onde comprei esta peça, cuja antiguidade desconheço e mesmo se o caco será mesmo da famosa porcelana Ming, foi numa pequena loja da “old town” da cidade de Jiaxing onde por ser uma peça que me saltou à vista entre todas as outras expostas logo a comprei... pediram muito, ofereci pouco e acabei por comprar por metade do valor pedido!
E aqui está!
in chinasweetchina.blogspot.com
By João Carlos Breda
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário