sábado, 19 de janeiro de 2008

O POVO DA CHINA


A China é o país mais populoso do mundo, com 1,300 milhões de habitantes.
É um país multinacional, que conta com 56 etnias que compreendem a nacionalidade HAN, MANCHU, MONGOL, HUI, TIBETANA, VIGUR, ZHUANG e outras cinquenta nacionalidades mais disseminadas por todo o território chinês.
À nacionalidade Han pertencem 94% da população, que se concentra principalmente no Leste. Das cinquenta e cinco minorias nacionais constam: Mongol, Hui, Tibetana, Vigur, Miao, Yi, Zhuang, Buyi, Coreana, Manchu, Dong, Yao, Bai, Tujia, Hani, Kazako, Dai, Li, Lisu, Va, She, Gaoshan, Lahu, Sui, Dongxiang, Naxi, Jingpo, Kirguiz, Tu, Daur, Mulam, Qiang, Blang, Salar, Maonan, Gelao, Xibe, Achang, Primi, Tajik, Hu, Uzbeka, Russa, Ewenki, Deang, Bonan, Yugur, Gin, Tártara, Derung, Oroqen, Hezhn, Momba.
A China alberga quase 20% da população mundial, ao contrário em território apenas ocupa 7% da superfície agrícola do planeta.
A província mais populosa é Sichuan, com mais de 100 milhões de habitantes numa superfície equiparada à nossa vizinha Espanha.
A densidade populacional da China é de cerca de 350 habitantes por metro quadrado no Leste e no Oeste somente 40.
O rápido crescimento populacional desde o século XIX pode ter como causas as seguintes: a melhoria das colheitas, o aumento do comércio exterior, a melhoria dos transportes e o avanço da medicina.
Durante a guerra sino-japonesa, entre os anos 1937-45, verificaram-se migrações desde a costa para as zonas do interior. Mas estas migrações foram esporádicas, pois o povo chinês é um povo marcadamente conservador dos seus costumes e está limitado pelo amor à família até aos túmulos dos seus antepassados.
Devido ao enorme crescimento populacional o governo em 1980 tomou medidas drásticas para controlar o crescimento da população. Cada família somente pode ter um filho; os anticonceptivos são gratuitos e o aborto inclusivamente chega a ser obrigatório para um segundo filho. É um país onde a tradição do filho varão é muito forte e fez com que aumentassem os infanticídios, sobre o sexo feminino (o que sucede algumas vezes nas zonas rurais), e inclusive que as mulheres se divorciem ou cheguem ao extremo de se suicidarem por dar à luz uma menina.
A maioria da população é rural devido ao predomínio da agricultura como principal recurso. Sem dúvida o impulso que tem tido a indústria provocou o rápido crescimento de numerosas cidades. O turismo é uma nova actividade que em muito tem ajudado a China na abertura ao exterior.
Devido à variedade de etnias e minorias nacionais os costumes e as gentes formam um multi-variado mosaico. As 56 etnias podem conhecer-se através de actividades promovidas pelos responsáveis do turismo nacional chinês, que desenvolvem actividades que aumentam o turismo e os intercâmbios de experiências entre agências turísticas da China e de outros países.
O povo chinês é laborioso e inteligente, gente muito hospitaleira e cortês que brinda toda a sua cultura aos visitantes que venham até ao seu país, mas esta cortesia nada tem a ver com a Ocidental, já que é sempre muito ritual. Os chineses têem costumes muito próprios: ao saudar não é bem visto dar beijos ou abraços, já que não expressam em público os seus sentimentos.
No que respeita o folclore, no Norte da China o canto e as danças são uma arte tradicional da etnia coreana, ao ponto de a praticarem jovens, crianças e anciãos. Nas pradarias de Erdos, na Região Autónoma da Mongólia Interior, os pastores mongóis, gente franca e hospitaleira, oferecem aos turistas, entoando uma canção folclórica, uma cinta de seda branca e uma taça de licor.
No centro da China o turista tem a possibilidade de viver como os camponeses locais das aldeias de Shijiazhuang: dormir em camas de ladrilhos, comer as suas comidas, trabalhar, etc. Existem também em Beijing residências tradicionais nos chamados Hutong (bairros de forma quadrangular cercados com muros), onde se pode falar livremente com os habitantes e aprender os seus costumes.
E não nos podemos surpreender, ao encontrar pela manhã, os habitantes das distintas cidades da China, reunidos ao ar livre, realizando exercícios físicos do TAI QI

Sem comentários: