quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

YUAN XIAO JIE - O FESTIVAL DAS LANTERNAS



Hoje, no 15º dia do Ano Novo Lunar deste Ano do Rato, os Chineses festejaram o Festival das Lanternas e assim deram por encerrado os festejos do Festival da Primavera...

O Festival da Primavera termina com um outro festival: o Festival de Lanterna.O festival das lanternas é à noite do dia 15 de janeiro, em chinês ele é chamado de Yuan Xiao Jie - o festival de Yuan Xiao. "Yuan" significa aqui o primeiro mês do ano, "Xiao" significa "a noite", e "Jie" significa "o festival". O nome veio porque esta é a primeira noite de lua cheia depois do Ano Novo. Nesta noite pessoas comem uma comida especial chamada de Yuan Xiao, ou podem participar de uma feira das lanternas, e decifram as charadas das lanternas. Em muitas áreas, nesta noite há também outras celebrações, como a dança do dragão, a dança do leão, a dança do tambor da paz, dança das pernas de pau, e diversos tipos de danças folclóricas.
Yuan Xiao é uma comida doce feita com arroz e diversos recheios, que podem ser a massa de feirão, de tangerina, de gergelim, de chocolate, etc. A comida pode ser cozida ou frita, ela se chama também Tang Yuan.
E as charadas das lanternas são charadas colocadas em lanternas, é uma diversão antiga que tem também sua história interessante.
(extraído com a devida vénia do blog do Centro Cultural Chinês).

Sem comentários: