sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

A ESCULTURA....











Uma oração frequentemente ouvida na vida cotidiana de um chinês é " Por favor assine seu nome e ponha seu nome talhado nele ". Você precisa de seu nome talhado para retirar dinheiro do banco, apanhar uma carta registrada da agência do correio, legalizar um contrato e informar o recebimento de documentos oficiais. Na China, dos tempos antigos até o presente, de negócios oficiais do governo a negócios privados, não importa quanto importante ou trivial, seu nome talhado confirma seu crédito e sua promessa. Depois de assinar seu nome, seu nome talhado é ainda requerido para que um documento seja legalmente aceito. Nome talhados também são companheiros constantes de calígrafos e pintores chineses.



Os artistas seguem o costume de selarem seus trabalhos com seus nomes gravados como sua assinatura e como prova de autenticidade. Apesar de seu tamanho pequeno, o nome talhado representa um papel extremamente importante na vida de um chinês. Os nomes gravados são golpeados à mão. Pela técnica de escultura, gravações de nomes combinam a beleza dos caracteres chineses escritos com os desenhos de linha. Um nome gravado produz virtualmente a mesma imagem dos mesmos caracteres ou figuras não importando quantas vezes for usado podendo, assim, ser considerado precursor de uma das quatro grandes invenções chinesas-a impressão (as outras três são a bússola, a pólvora e arte de fazer papel). Sua importância não pode ser menosprezada.
Tradicionalmente, os materiais mais comuns para fazer gravações eram cobre, para a população geral e o jade, para o imperador e a nobreza. Tanto o cobre e o jade são materiais altamente duráveis que devem ser esculpidos lentamente e cuidadosamente ou trabalhado por um artesão especialista em um processo muito exato. Ao final da Dinastia Yuan (1279-1368 D.C.), porém, o grande pintor Wang Mien começou a esculpir suas próprias esculturas talhadas de pirofilite, um mineral relativamente suave. Quando um calígrafo qualificado esculpe uma gravura, não só passa a beleza da caligrafia em si, mas o efeito especial obtido por escultura com faca é particularmente prazeroso. Este método de esculpir em golpes logo se tornou muito popular entre os literati da época, que posteriormente adicionaram uma nova característica para a gravura: um poema que poderia ser recitado ou cantado era escrito em um lado da gravura, baseado nos sentimentos do artista e no meio ambiente quando ele esculpiu a gravura. Ou ele poderia registrar somente seu nome, cidade de origem e a data na qual foi esculpido. O embelezamento revela uma grande porção sobre vida artística chinesa da época. Devido a vigorosa promoção pelos literatas durante séculos, a arte de esculpir em golpes uniu-se a tradicional caligrafia chinesa e a pintura para formar uma parceria de três modos da bela arte na China.
A parte mais importante da escultura em talho é a escultura da superfície de brita. E metade da tarefa de esculpir em talho é feito assim que o estilo caligráfico é escolhido e o arranjo dos caracteres decididos; isto é chamado de " composição " de uma escultura talhada. Esculpindo os caracteres com habilidade, cortes confiantes são chamados de " Técnica da faca ". A união destas duas técnicas resulta em uma forma totalmente nova de expressão escrita, chamada " técnica caligráfica ". Escultura em golpe que seja de um certo padrão ou superior exibe excelência nas três áreas de " composição ", " técnica da faca" e " técnica caligráfica ". Para aumentar o refinamento e a beleza da escultura em golpe, escultores podem, além de esculpir a superfície de brita, criar uma escultura elaborada no topo do golpe ou recortar uma cena nos lados em leve relevo. Ou eles podem esculpir um único desenho original e empolgante no talho baseado no grão natural e na coloração da pedra usada, aumentando o valor artístico da escultura mais adiante. A combinação de arte Bi e tridimensional em uma escultura talhada dão profundidade artística especial e sofisticada.

Depois que um escultura foi talhada, deve ser pressionado em pasta de tinta vermelha, então estampado sobre um papel antes que se torne um objeto de uso prático; assim, a pasta de tinta vermelha é um implemento indispensável na arte da escultura em talhos. A pasta de tinta vermelha é feita de cinnabar, uma combinação mercurial. A característica mais importante da pasta de tinta vermelha é sua matiz e lustre; uma pasta de tinta boa possui uma cor vermelha brilhante e lustrosa que mantém sua beleza original por vários anos. A porcelana é o material ideal para o recipiente da pasta de tinta. Freqüentemente, a pasta de tinta deve ser mexida com um agitador de forma que o óleo não se separe no topo, deixando a parte seca da pasta em baixo. Os que levam os implementos de seus talhos a sério armazenam o recipiente da pasta de tinta em uma caixa de tapeçaria de madeira ou cetim para proteger a pasta de inchaços acidentais ou batidas.
A arte de esculpir em talhos é altamente venerada na República da China em Taiwan. As escultura talhadas constituem uma categoria independente em exibições de belas artes, e as aulas em arte de talhar são ministradas em faculdades e departamentos de arte de universidades por todo o país. Há uma Associação de Escultores em Talho particular da República da China que publica os trabalhos e prepara conferências, seminários e exibições para vigorosamente promover o interesse nesta arte chinesa sem igual. Há também sessões de estudo conduzidas por um instrutor ou discussões em grupos realizadas entre pessoas envolvidas na arte da escultura em talho; ou às vezes são publicadas impressões de criações de escultura talhada em forma de livros e trocadas como presentes. A arte da escultura talhada dá oportunidade para uma atividade de lazer silenciosa e satisfatória que é bem promovida entre a população geral.
Em Taiwan, a arte da escultura talhada não só é uma forma de expressão artística, a escultura talhada onipresente nas lojas que pontilha o país atesta a sua natureza prática. Comumente visto em lojas de escultura em talho feitas de madeira, pedra, ligas metálicas e fibra sintética que o cliente pode escolher conforme sua necessidade e preferência pessoal. Uma seleção até mais ampla de estilos caligráficos é de sua escolha, da tradicional escrita de selo, ou chuan shu, para a escrita clerical, ou li shu, para escrita regular, ou k"ai shu, para as várias escritas projetadas exclusivamente para uso em escultura de talho, como o estilo " pássaro ", " insecto " e " fênix " - e para um número infinito de estilos adicionais e variações. O fluxo aumentado de turistas e estudantes que vêm para Taiwan tem reluzido o interesse estrangeiro na arte de esculpir em talhos; um nome talhado de alguém é uma recordação altamente personalizada e sem igual para manter e entesourar. Esta singularidade assegura a prosperidade contínua desta arte independente dos limites geográficos ou passagem de tempo.
in the website of CENTRO CULTURAL CHINÊS - SP - Brasil

Sem comentários: