sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MACAU...10 anos depois...



Domingo, dia 20 de Dezembro, fará 10 anos que Portugal entregou à "mãe" China este território, transformando-se Macau na Região Administrativa Especial de Macau...
Prepara-se grande festa para assinalar a data e o Presidente da P.R. China, Hu Jintao, irá a Macau presidir às comemorações.
A par da Língua, da Cultura, dos Monumentos (*) e dos muitos costumes, os Portugueses deixaram um legado que, por certo irá ser preservado pelos 130.000 cidadãos com passaporte Português a par dos 11.000 Portugueses que lá prosseguiram com as suas vidas, isto parafraseando o Dr. Jorge Rangel (Presidente do Instituto Internacional de Macau) entrevistado esta noite no Jornal 2(RTP2).
Embora o crescimento de Macau esteja a ser desmesurado, com o nascimento diário de hoteis e casinos, Macau não é só jogo e o turismo a ele adjacente. Macau é muito mais, e não é demais lembrar que toda a zona histórica desde o Leal Senado até às Ruinas de S.Paulo e Fortaleza (onde está instalado o Museu de Macau)é Património da Humanidade, classificado pela UNESCO.






Nas imagens acima: 1-Santa Casa da Misericórdia; 2-Ruinas de S.Paulo - ex-libris de Macau; 3-O Sino da Fortaleza; 4-As Armas de Portugal (Museu de Macau) e por ultimo a Estátua a Deusa A-MA, oferecida pela população de Macau aos pescadores...





Imagem 6-O Farol da Guia; 7-Praça do Leal Senado (nocturno); 8-Rua típica a lembrar as vielas de Lisboa; 9-Candeeiro, pormenor na fachada do edifício da Santa Casa da Misericórdia. E para finalizar um nocturno do edifício do Leal Senado.

Sem comentários: