segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A ÓPERA DE PEQUIM



Embora na China hajam mais de 300 Grupos de Ópera os de Pequim são por certo os que mais se realçam e, entretêm a capital, há mais de 200 anos com os seus elaborados trajos, suas agudas árias, diálogos musicais e maravilhosos combates acrobáticos.
A maioria das Óperas de Pequim serão difíceis de entender para os espectadores menos experientes, mas se conhecer basicamente a história, então assistir a uma delas torna-se num enorme prazer… Usualmente são baseadas em histórias populares, novelas famosas ou lendas ancestrais. Os teatros mais sofisticados tem painéis em Chinês e Inglês explicando a história, assim caso não conheça o enredo sempre poderá acompanhá-lo seguindo essas legendas…
As caracterizações dos personagens estão basicamente divididas em três categorias: os masculinos, chamados “sheng”, os femininos “dan” e os palhaços “chou”. A natureza de cada caracterização é demonstrada pelas diferentes cores da maquilhagem. Por exemplo: o vermelho significa o mal e o preto ou branco a autoridade…
Os magníficos trajos de seda são somente espectaculares…
Os músicos, excelentes executantes dos tradicionais instrumentos musicais chineses, actuam normalmente nos bastidores, no entanto o tocador de Er Hu (Violino Chinês), considerado o instrumento maior da Ópera, encontra-se na primeira fila virado de costas para o público, pois funciona quase como maestro ou contraponto.
Os espectáculos de ópera são complementados com excelentes números de acrobacia, contorcionismo ou equilíbrio, no que os chineses são exímios executantes, deixando o público boquiaberto ou exclamando frases de surpresa e encantamento.
Se visitar Pequim, não deixe de ir apreciar este belo espectáculo.

1 comentário:

Bela disse...

Olá!
Estou escrvendo um trabalho sobre a Ópera de Pequim e precisava de uma ajuda. Seria possível?
Muito obrigada!
Atenciosamente,
Isabela.