sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

UMA VIAGEM EM RIQUEXÓ!


Ivy já estava cansada de ter o braço no ar…
Arlindo olhava-nos com cara de incrédulo…
Efectivamente em Guzhen não há táxis e o único transporte público que ali é possível contratar é um dos inúmeros riquexós que por ali circulam.
Homens e mulheres de feições angulosas, tez morena e de carnes secas…só músculo, por ali andam pedalando suas bicicletas transformadas em riquexós…
Vim depois a saber que tinham vindo da vizinha província de Guangxi na tentativa de ali amealharem alguma riqueza para um dia regressarem à terra natal e poder aspirar a uma vida melhor…
Cercaram-nos com os seus veículos na expectativa de ganharem a corrida que se avizinhava! Ivy foi discutindo com uns e com outros o preço certo para nos levarem a um dos extremos da cidade, bem perto da ponte que atravessa um dos braços dos Rio das Pérolas e liga Guzhen a Jiangmen. Enfim, lá acertou com dois deles, que afinal eram elas, mulheres…
E lá fomos avenida abaixo… Eu, dado ser mais pesado, sozinho num dos triciclos e o Arlindo e a Ivy no outro…
Esta viagem em riquexó não foi novidade para mim, pois já havia tido essa experiência em lugares turísticos, onde quase é obrigatório viajar neles se queremos chegar aos locais pretendidos. Assim aconteceu na visita à vila aquática de Zhangzhou (Suzhou), em Ningbo e nas margens do lago Behai em Pequim. Mas com o cariz de trabalho foi esta a primeira vez…
A minha condutora parecia um pouco mais jovem do que a dos meus companheiros de viagem. Pedalava ritmadamente e o riquexó lá ia avançando pelo meio do intenso tráfico de fim de tarde. De repente atravessa-se na nossa frente uma “pick-up” mas isso não foi obstáculo, pois com destreza o contornou e lá continuamos viagem. Guzhen, mais conhecida pela Cidade da Luz, é uma cidade plana e por isso a viagem decorria com a maior das normalidades. Mas, ao aproximarmo-nos da tal ponte que liga Guzhen a Jiangmen na outra margem, a estrada começou a inclinar-se, a pedalada baixou de ritmo e a minha condutora foi obrigada a pedalar em pé, qual ciclista na volta à França a escalar os Pirinéus… O seu corpo musculado balançava-se de um lado para o outro e senti vontade de lhe dizer que parasse para eu descer e assim ser mais fácil ultrapassar aquela subida… Rapidamente se começou a notar nas suas costas o aparecimento de manchas de suor na sua “t-shirt”… Mas, também esse obstáculo foi superado e depois de uma descida acentuada lá chegamos ao destino.
Pensávamos nós que sim, mas afinal ainda tivemos de dar mais umas voltas até encontrar a fábrica que queríamos visitar…Na China a sinalização é por vezes tão perfeita que nem os próprios chineses a entendem…Solução, telefonamos à fábrica e esperámos que alguém aparecesse para nos guiar.
Despedimo-nos então das nossas condutoras e pedi à Ivy que lhes pagasse o dobro daquilo que haviam acordado e, mesmo assim, foi barato…
E lá foram elas no seu ritmado pedalar à procura de novos clientes…

1 comentário:

david santos disse...

Um bom final de 2007 e um bom ano de 2008 são os meus sinceros desejos para ti e todos os que te rodeiam.