quinta-feira, 14 de novembro de 2019

O VINHO NA CHINA...

O vinho, como nós o conhecemos, produzido a partir de uvas de castas viníferas, é produzido na China há mais de 2000 anos. No entanto tratava-se de uma bebida destinada ao consumo da corte - Palácio Imperial - e dos sacerdotes nas cerimónias religiosas...
Com uma população a rondar um bilião e duzentos milhões coloca-se como o 4.o maior consumidor logo a seguir a França, Estados Unidos e Itália... mas como produtor está já na 7.a posição com 1,4 milhões de garrafas... A apetência pelos vinhos europeus levou ao cultivo de vinha das castas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc em finais dos anos 90 nas regiões de Ningxia, junto ao deserto de Gobi, na província de Hebei e na península de Shandong, em Yantai, uma zona de microclima influenciado pelo mar da China, a leste... mas também na província de entrada da antiga rota da seda - Xinjiang...no noroeste!
Um winemaker destacou-se em 2009, He Lan Qing Xue, produzindo o primeiro vinho chinês que granjeou fama internacional, o Jia Bei Lan 2009, um blend a imitar os vinhos de Bordéus com as mesmas castas... Ganhou o Troféu International Tinto para vinho com preço superior a 10 euros no Decanter World Wine Awards daquela revista inglesa.
Mas o grande salto colocando a China no Mundo Vinícola foi dado pela Silver Heights (Ningxia) através de Emma GAO. Seu pai, GAO Lin iniciou o cultivo de Cabernet Sauvignon em 1999, tendo enviado a filha para Bordéus estudar enologia. Acabado o curso foi estagiar para o célebre Chateau Calon-Ségur (Troisieme Cru classé) onde se enamorou do enólogo Thierry Courtarde, vindo a casar e com ele regressar à China em 2007. Logo na sua primeira colheita produzem 3000 garrafas de um vinho que Robert Parker pontua com 91...
Silver Heights é considerada a mais conceituada produtora de vinhos na China, produzindo 4 entre os quais um Chardonnay. É proprietária de mais de 200 áreas de produção salientando entre elas Changyu, com um castelo que lembra a região vinícola francesa de Loire. Outros vinhos de sua produção são o Dinasty e o Great Wall mas sempre vinhos de preço elevado... Por isso, se na China quiserem beber um vinho de produção local com qualidade preparem-se para pagar um bom preço... o que é bom custa muito, dizem os Chineses... Fontes e fotos: Wikipédia.

Sem comentários: