quarta-feira, 20 de maio de 2020

China Art Gallery - Bola da Felicidade...

Bola da Felicidade... bola mistério! Foi das primeiras recordações que comprei na primeira viagem à China 1998 ... para mim ela representava um pouco de tudo o que eu via neste enorme país... a ancestralidade, a arte, o mistério... a oportunidade de descobrir o desconhecido... Hoje guardo-a com carinho e sei que foi como um talismã na abertura das inúmeras portas que desde então ultrapassei... imensamente grato!
“BOLA DA FELICIDADE ou BOLA DE MISTÉRIO ou ainda BOLA DE QUEBRA-CABEÇA Excepcional escultura em marfim do período MINGUO representando divindade com seus atributos num conjunto de bolas concêntricas (provavelmente de quatro a sete camadas) construídas a partir de uma única bola sólida de marfim uma dentro das outras cada uma girando livremente. Bola externa ricamente decorada com figuras de dragões entrelaçados. NOTA: Por séculos, artes chinesas e artesanato foram conhecidos em todo o mundo pela sua incrível beleza e delicadeza. Se fosse possível escolher nesse vasto universo artístico um único objeto que melhor descrevesse a atenção dos chineses aos detalhes certamente seria uma bola de quebra-cabeças de marfim. É definitivamente uma das coisas mais incríveis em termos de habilidade manual. Bolas de quebra-cabeça chinesas são itens decorativos ornamentados que consistem em várias esferas concêntricas, cada uma das quais gira livremente, esculpidas a partir da mesma peça. Estas obras de arte detalhada são normalmente feitas de pelo menos 3-7 camadas, mas a maior bola de quebra-cabeça do mundo é na verdade composta de 42 bolas concêntricas. Embora as bolas interiores possam ser manipulados para alinhar todos os buracos, bolas de quebra-cabeça chineses têm esse nome pelo fato de que as pessoas, através dos tempos, ponderaram o segredo para fazer tais objetos. Mestres chineses giram uma bola sólida em um torno e começam fazendo furos em direção ao centro dos objetos. Em seguida, usando ferramentas especiais, eles começam a separar as bolas do centro da esfera. A ferramenta mais longa tem o cortador vertical mais curto, e a outra menor tem o cortador vertical mais longo. O artesão conduz a ferramenta mais longa para o fundo estreito de cada buraco, por sua vez, rodando-a para cortar a bola livre mais interna. Em seguida, utilizando a segunda mais longa, corta um arco mais largo, que separa a segunda esfera, e assim por diante, a partir do interior para a camada mais externa. A bola exterior é a mais elaboradamente esculpida, geralmente caracterizando dragões interligados e uma Phoenix. Bolas de quebra-cabeça chinês são tão delicadas que só podem ser esculpidas à mão. Mesmo o menor movimento do pulso pode quebrar uma das camadas internas frágeis e arruinar dias de trabalho duro. Bolas de mistério, como são chamados às vezes, são geralmente classificadas como amuletos de boa sorte por causa de suas decorações simbólicas e sua forma de um círculo eterno. As camadas podem simbolizar uma variedade de coisas, desde as quatro direções da bússola para os elementos naturais, enquanto as esculturas sobre a camada mais externa geralmente apresentam o dragão e Phoenix, que correspondem à yin e yang. Diz-se que uma bola de quebra-cabeças decorada com estas duas figuras fortalece o casamento e traz sucesso e prosperidade.”
“Muito antes da invenção do Cubo Mágico a criação de quebra-cabeças e enigmas visuais era bastante conhecida… e artística. Durante séculos, as artes e os ofícios chineses foram conhecidos em todo o mundo por sua delicadeza e beleza incríveis. O que representa isso muito bem é essa bola de quebra-cabeça de marfim antiga.” Fonte: Internet.

Sem comentários: