sábado, 16 de maio de 2020

China Art Gallery - Mobiliário Chinês

Mobiliário Chinês - uma arte que atingiu o apogeu no Séc. XVI~XVII com a elegância e harmonia dos artífices da Dinastia Ming... Como já referi em post anterior visitar a residência da família Yuen Ngai é como entrar num museu... a variedade de móveis tradicionais e de antiguidades chinesas fascinam-nos... Toda a família vem da tradição do fabrico de móveis tradicionais chineses e dois elementos dela fizeram fortuna em Macau, para onde fugiram atravessando o rio das Pérolas a nado (Porto Interior)... Mas visitar as oficinas de marcenaria de qualquer um dos tios e apreciar a arte de restauro ou de produção de móveis novos seguindo a traça dos modelos antiquíssimos em stock é de encantar... toda a técnica é mantida em rigor, todas as peças são encaixadas e fixadas com pregos de madeira... depois a arte de talhar a madeira por exímios artífices...
As primeira foto é de um modelo de cadeira que de lá recebi e serviu de decoração na China Art Gallery, que durante alguns anos esteve aberta em Águeda (C.C.Diana), tenho outros móveis adquiridos (por compra ou oferta)mas a dificuldade de transporte não proporcionou a sua vinda. Um pouco de história: “A fabricação de móveis na China teve sua evolução influenciada por diversas circunstâncias, como os diferentes estilos de vida, mudanças econômicas e culturais decorrentes das dinastias. Entre as notáveis contribuições recebidas dessa arte, destacam-se principalmente os móveis fabricados durante as dinastias Ming e Qing. Devido à estável situação política e econômica da Dinastia Ming, o comércio exterior se desenvolveu notavelmente, atingindo um grau incomum. Fez parte desse intenso intercâmbio econômico e cultural com países estrangeiros a importação de madeiras do sudeste da Ásia, as quais foram usadas para construir palácios, residências de nobres e belos jardins. Os móveis da Dinastia Ming tinham como principal característica o uso de madeiras nobres e altamente duráveis, com design simples e elegante onde, neste período, atingiram um alto nível de maestria.
Como na maioria das culturas asiáticas, o costume em todas as casas era ajoelhar-se ou sentar-se de pernas cruzadas no chão sobre esteiras trançadas. Ao redor do tapete, para se sentar, foram projetados vários modelos de móveis de madeira, como mesas para o colo e tábuas de corte, ambas com as pernas e superfícies encurtadas. Esses eram alguns dos padrões dos móveis baixos da antiga China. Durante o Período dos Reinos Combatentes foi criado o leito de chão, ancestral das camas chinesas. O design desses leitos deu origem às camas de chão muito apreciadas até hoje no oriente. As dinastias Sui e Tang foram um período de transição onde o estilo de vida dos chineses passou de se sentarem no chão para se sentarem em cadeiras altas. Móveis como cadeiras, banquetas e mesas altas apareceram no mercado de móveis e foram muito apreciados pelas classes altas da sociedade. Durante esse período, móveis tanto de alta quanto de baixa estatura estavam em moda na sociedade chinesa. Até a Dinastia Song, móveis como: camas, mesas, cadeiras e banquinhos com pernas longas também tinham se tornado populares entre os agricultores assim quase que extinguindo o antigo costume de se sentar no chão.”
No tempo dos Ming... “Os designers da dinastia Ming eram eruditos refinados. Com frequência, combinavam suas criativas ideias com o design, com resultados simples, mas atraentes. A estrutura dos móveis enfatiza a consistência da função e mostra preocupação estética, o que tem relação com a busca de um refinamento cultural. À primeira vista, o móvel parece insignificante, mas após uma inspeção mais profunda mostra um encanto único, que vale a pena apreciar. A característica mais destacada é o uso de linhas. Sob a premissa de cumprir diversas funções, as linhas aerodinâmicas formam o corpo. Mas não se trata de um só tipo de linha, pois os móveis de estilo Ming são uma adequada combinação de linhas curvas e retas, que conseguem tanto a ideia de movimento como a de unidade. Seus efeitos visuais fazem com que as pessoas percebam uma elegância natural e um design simples, o que está totalmente de acordo com o estilo minimalista. O uso das linhas vê-se refletido, por exemplo, no encosto de uma cadeira que adota principalmente uma curva em S, ajustada à curvatura natural do corpo humano; ou seja, é ergonômica. Em termos gerais, as linhas do móvel são como seus ossos. Suaves e bonitas, as linhas guardam proporção com a figura do ser humano. Uma mostra de que, com uma boa base e com modificações adequadas, a beleza pode ser eternizada. Em 2006, a técnica de fabricação dos móveis de estilo Ming foi incluída no primeiro grupo do patrimônio cultural intangível da China.” Fonte e fotos : Internet.

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