quinta-feira, 7 de maio de 2020

China Art Gallery - Bules de Chá - colecção de bules talhados em pedra...

Bules de Chá - coleção de bules talhados em pedra... Na China o chá é mais do que uma bebida, tudo aquilo que o envolve leva-nos a milhares de anos atrás desde o cultivo da planta “Camellia Sinensis” a todo o cerimonial que envolve a sua degustaçao... como se tratasse de uma religião... Assim, também os bules estarão sujeitos a cuidados especiais de fabrico, concepção e materiais usados. Por exemplo, dos bules aqui apresentados na maioria talhados em pedra com interessantes decorações, somente o último, um Yixing de argila avermelhada poderia ser usado para a preparação do chá. Esta coleção com o respectivo móvel foi adquirido numa loja em Shanghai em 2010... uma pechincha porque a loja estava em “sale”!!! O que deu mais trabalho foi o transporte!
Um pouco de história do chá... “Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang. Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses que chegaram ao Japão em 1543[1]. Em breve a Europa começou a importar as folhas, tornando-se a bebida rapidamente popular, especialmente entre as classes mais abastadas na França e Países Baixos. O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra e pode ser situado cerca de 1660. Catarina patrocinava "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino.
O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres.” Fonte: Wikipédia

Sem comentários: